Nos últimos anos, a importância do atendimento ao cliente se tornou ainda mais primordial, com os contact centers desempenhando um papel vital no gerenciamento da experiência e das interações com o cliente. Ao contrário dos call centers tradicionais focados apenas em chamadas de voz, os contact centers englobam vários canais digitais, como SMS, chat ao vivo e mídias sociais para aumentar a acessibilidade dos negócios. Entre todos esses canais digitais, o WhatsApp ganhou popularidade significativa por possuir uma ampla base global de usuários.


Ao incorporar o WhatsApp em sua central de contatos, você pode alcançar os clientes por meio de seus canais de comunicação diários e obter vantagens comerciais exclusivas com o uso dessa ferramenta poderosa.

As empresas podem aproveitar as vantagens do WhatsApp usando sua versão Business. Aqui estão três razões principais para incorporar o WhatsApp para o seu atendimento ao cliente.

Os clientes preferem mensagens de texto do que ligações

Um estudo mostra que 71% dos consumidores de 16 a 24 anos valorizam respostas rápidas na experiência do cliente, tornando o envio de mensagens de texto o método de comunicação preferido em relação às chamadas telefônicas. Em vez de os clientes esperarem que os agentes atendam às chamadas, o chat ao vivo do WhatsApp permite que os agentes atendam prontamente às consultas, fornecendo conectividade instantânea que deixa uma impressão positiva nos clientes desde o início.

Suporte a mídia avançada

O WhatsApp suporta a troca de conteúdo multimídia, permitindo que empresas e clientes enviem imagens, vídeos e documentos para enriquecer as conversas. Com esse recurso, os agentes podem fornecer demonstrações visuais para explicar algumas questões complicadas e facilitar a resolução de problemas.

Custo reduzido

O WhatsApp oferece redução de custos para os clientes, pois está disponível gratuitamente. Além disso, os agentes podem economizar tempo e recursos, pois podem gerenciar várias sessões simultaneamente para otimizar as operações e reduzir os custos associados aos canais tradicionais.

Comunicações seguras e confiáveis

O WhatsApp valoriza a privacidade do cliente e impõe medidas de segurança rígidas, incluindo criptografia de ponta a ponta. As empresas podem construir confiança garantindo conversas seguras e privadas, aumentando a confiança do cliente na plataforma.

As empresas podem aproveitar o WhatsApp para melhorar suas operações nos seguintes cenários:

Oferecendo excelente atendimento ao cliente

Os clientes esperam respostas rápidas, especialmente em situações de emergência. Em relação às consultas sobre produtos, os agentes se envolvem em conversas individuais personalizadas para atender efetivamente às necessidades dos clientes. Isso inclui responder a perguntas sobre produtos e fornecer suporte durante todo o processo de devolução, desde a verificação de solicitações de devolução até a facilitação de reembolsos de pagamento, garantindo um processo de resolução contínuo e satisfatório.

Abordando problemas técnicos

Os agentes aproveitam os recursos multimídia do WhatsApp para fornecer instruções detalhadas, como vídeos ou guias em PDF. Os clientes podem responder a consultas relacionadas à tecnologia de forma independente, otimizando os recursos de suporte e aprimorando a experiência do cliente.

Lembretes de compromissos

Como os clientes agora verificam as mensagens do WhatsApp com mais frequência do que outros canais de comunicação, os agentes podem enviar lembretes de compromissos instantaneamente. Ao enviar essas mensagens com algumas vezes de antecedência e confirmar o tempo, a comunicação com o cliente é melhorada, reduzindo a probabilidade de compromissos perdidos e aumentando a satisfação geral do cliente.

O PABX em Nuvem da Yeastar fornece um recurso de mensagens omnichannel integrado que permite que você desbloqueie todo o potencial da integração do WhatsApp e forneça serviços ao cliente perfeitos.

Esse recurso simplifica o gerenciamento de mensagens, consolidando todos os canais de comunicação, incluindo chamadas, vídeo, WhatsApp e SMS, em uma única interface. Com a integração do CRM e do helpdesk, os contatos podem ser correspondidos automaticamente quando as mensagens são recebidas. Os agentes também podem transferir bate-papos para colegas para otimizar a distribuição da carga de trabalho. Além disso, as estatísticas sobre mensagens do WhatsApp enviadas/recebidas permitem avaliar o desempenho dos agentes.

As empresas podem experimentar a comunicação omnichannel com facilidade devido ao seu processo de configuração simples, clique nos links abaixo para ver guias de integração detalhados e vídeos.

Como foi mencionado acima, implementar o WhatsApp em contact centers oferece às empresas uma oportunidade valiosa para aprimorar o atendimento ao cliente. Com sua interface amigável, recursos multimídia e recursos de comunicação segura, o WhatsApp fornece uma plataforma perfeita para interações eficientes e envolventes com os clientes. Ao adotar um canal onde seus clientes já estão gastando tempo, as empresas podem melhorar a satisfação do cliente, agilizar as operações e ficar à frente na era digital de hoje.

Nós usamos cookies
Preferências de cookies
Abaixo, você pode encontrar informações sobre os propósitos pelos quais nós e nossos parceiros usamos cookies e processamos dados. Você pode exercitar suas preferências de processamento e/ou ver detalhes nos sites dos nossos parceiros.
Cookies analíticos Desativar tudo
Cookies funcionais
Outros cookies
Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Saiba mais sobre nossa política de cookies.
Aceitar tudo Recusar tudo Alterar preferências
Cookies